OS FANTOCHES
Basta observar a fisionomia das crianças assistindo a um teatrinho de fantoches para verificar como este tipo de brinquedo é fascinante para elas.
Fantoches de cara, de mão, de dedo, são sempre excelentes estimuladores da imaginação e da linguagem. Facilitando a concretização das fantasias e a expressão dos mais íntimos e até desconhecidos sentimentos, os bonecos manipuláveis atraem a atenção e encantam a criança.
Proporcionam o prazer de dar vidas e voz a animais e a bonecos. Através de um fantoche pode ser superada uma timidez que dificultava a comunicação e podem ser expressos sentimentos antes dificeís de comunicar, porque ela passa a ser o foco da atenção ao invés da criança que o manipula.
O processo criativo que envolve a manipulação de fantoches estimula também o desenvolvimento da linguagem e do pensamento. Faz com que a criança aprenda a tomar decisões e a expressar-se.
Quando as crianças brincam com fantoches extravasam emoções e manifestam sentimentos que talvez não se autorizem a expressar diretamente; quando os adultos os manipulam têm em suas mãos um recurso mágico, de fácil penetração no mundo infantil.
CONFECÇÃO DE FANTOCHES
A confecção de fantoches é uma atividade divertida e criativa, que vai acrescentar ao prazer de manipulá-los o prazer de os haver criado.
Desde um lenço amarrado no dedo indicador até os mais elaborados, feitos com massa de papel machê, há um grande número de possibilidades.
Garrafas de plástico vestidas com retalhos de pano ou cortadas longitudinalmente para fazer a grande boca do jacaré, são algumas idéias que podem ser facilmente postas em prática.
Este material consta no poligrafo das oficinas de contação de histórias organizado por mim! Vera Rigo
Há 2 anos