"Ler histórias para crianças, sempre, sempre... É poder sorrir, rir, gargalhar com as situações vividas pelos personagens, com a idéia do conto ou com o jeito de escrever de um autor e, então, poder ser um pouco cúmplice deste momento de humor, de brincadeira, de divertimento" (FANNY ABRAMOVICH)
INTRODUÇÃO
O convívio com a narração de histórias e o contato com personagens variados acompanha o ser humano desde o seu nascimento. Através dos acalantos de ninar, toda criança ouve histórias e recebe isto como algo que lhe é dado para produzir prazer, tranqüilidade e que vem sempre acompanhado de bons sentimentos. A sistematização desta linguagem na forma de textos e imagens, que constitui a Literatura Infantil, é assim uma extensão destas situações e, dessa forma, interfere diretamente na formação da personalidade de cada um.
O convívio com a narração de histórias e o contato com personagens variados acompanha o ser humano desde o seu nascimento. Através dos acalantos de ninar, toda criança ouve histórias e recebe isto como algo que lhe é dado para produzir prazer, tranqüilidade e que vem sempre acompanhado de bons sentimentos. A sistematização desta linguagem na forma de textos e imagens, que constitui a Literatura Infantil, é assim uma extensão destas situações e, dessa forma, interfere diretamente na formação da personalidade de cada um.
A partir do momento em que a criança amplia seu círculo de convivência, particularmente na escola, trabalhar com Literatura Infantil deve, obrigatoriamente, levar este aspecto em conta. No entanto, quero iniciar fazendo um questionamento :é isto o que realmente acontece? Ao contar histórias para as crianças, os professores, estão conscientes desta importância e adequadamente preparados para conferir a este ato sua plena dimensão?
Vamos pensar um pouco nestas perguntas e amanhã continuarei este texto!
Abração
Vera Rigo
Vamos pensar um pouco nestas perguntas e amanhã continuarei este texto!
Abração
Vera Rigo
(Parte de uma uma temática investigativa retirada dos relatórios de Estágios I e II- Educação Infantil/Anos Iniciais do curso de Pedagogia da Ulbra/Canoas-RS no ano de 2006/2007 e apresentado no Seminário Integrador para a conclusão das disciplinas.Hoje este artigo faz parte de um material de apoio ao Projeto "Era uma Vez...O Prazer de contar e ouvir histórias!")
Belíssima iniciativa!!
ResponderExcluirEstarei sempre por aqui...
Bj, Val