A Hora do Conto amplia os horizontes da leitura, tornando a criança consciente da infinidade de livros de diversos temas, gêneros e estilos, capazes de satisfazer suas necessidades individuais e seus gostos ,além de permitir a seleção de obras que mais se ajustem ao seu grau de maturidade psíquica e intelectual.
O sucesso da Hora do Conto depende principalmente quando for dirigida às crianças de fatores como:
- Preparação (Planejamento da história);
- habilidades do narrador;
- preparação do ambiente;
- preparo dos ouvintes.
COMO PLANEJAR SUA HORA DO CONTO
ELEMENTOS QUE DEVE CONTER:
1-Dados de Identificação: nome da história, nome do autor, ilustrador, editora.
2- Momentos:
- Motivação;
- Leitura do texto ou da história (utilização de técnicas);
- Discussão de idéias (usar perguntas de qualidade, inteligentes, em torno de três perguntas);Atividades criativas (dramatização, desenho livre, recorte e colagem, dobraduras, modelagem, jogos, sucata, narração da história com um final diferente, cantos e canções folclóricas, construção de maquetes, jograis, confecção de livros de papel ou pano reproduzindo ou criando histórias, etc.).
Para contar histórias sempre são necessários alguns cuidados:
- Lugar tranqüilo;
- Todos devem estar bem acomodados, sentados em tapetes ou em almofadas, formando um semi-círculo, para que todos consigam igualmente ver o material escolhido;
- É importante ajustar o tom de voz;
o professor precisa conhecer a história e gostar dela, para contá-la com emoção;
- As gravuras devem ser apresentadas uma de cada vez, pela ordem;
- As histórias que mais agradam podem ser repetidas várias vezes, desde que solicitadas;
se aparecerem palavras que não são conhecidas, podem ser introduzidas naturalmente, com uma explicação que não interrompa a narrativa.
Ao contar histórias, o professor estará desenvolvendo:
- Imaginação;
- Criatividade;
- Curiosidade;
- Emoções (tristeza, raiva, etc.);
- Atenção;
- Gosto pela leitura;
- Vocabulário (linguagem);
- Noção de seqüência;
- Raciocínio;descoberta de outros lugares, tempos, jeitos de agir e de ser, outra ética;
Sendo um dos principais estímulo à leitura, a Hora do Conto oportuniza às crianças que dela participam:
- Estabelecer uma ligação entre fantasia e realidade;
- Sentir-se instigada a procurar soluções para problemas apontados ou vivenciados pelos personagens;
- Ler por prazer; Desenvolver o gosto e/ou habilidades artísticas.
APRESENTAÇÃO DAS HISTÓRIAS
As histórias podem se apresentar de três maneiras:
- Sem texto: a idéia é apresentada somente a partir de gravuras e ilustrações. Fazem com que a criança exercite sua criatividade, expressão oral e desinibição.
- Narrativas (prosa): buscar não ater-se ao texto única e exclusivamente, mas estudar a história, captar sua mensagem, apreender a emoção nela contida e que ele deverá transmitir, respeitando a seqüências de seus elementos essenciais: introdução, enredo e desfecho. A narrativa pode ocorrer de forma:
- Simples;
- Com o livro;
- Com interferência do narrador ou do ouvinte;
- Com recursos visuais.
Poesias: o texto, além da história em si, segue uma sonoridade e ritmo que exigem do leitor uma atenção e fixação àquilo que está escrito, como forma complementar ao sentido lógico do enredo.
SUGESTÃO DE histórias com POESIAS:
Para Educação Infantil:
História: A onça e o saci
Autor: Pedro Bandeira
Editora:Moderna
Para Anos iniciais:
História: Classificados poéticos
Autora: Roseana Murray
Editora :Miguilim
TÉCNICAS QUE PODEM SER USADAS PARA CONTAR HISTÓRIAS
- O próprio livro;
- Ilustrações;
- Flanelógrafo;
- Avental e expressão corporal;
- Álbum seriado;
- Quadro de pregas;
- Quadro-negro;
- Retroprojetor;Televisão de caixa ou cineminha;
- Caixa de histórias;
- Teatro ( fantoches de vara, dedo, mão, papel, sombras, etc.);O palco para apresentação de teatro de bonecos pode ser improvisado, caso não esteja disponível o palco tradicional, feito em madeira. Neste caso, a imaginação fará com que uma porta, um sofá, uma janela, duas árvores próximas, caixas de papelão, etc... sirvam como substituto).
SUGESTÕES DE PLANEJAMENTO DE HISTÓRIAS PARA A HORA DO CONTO
1- HISTÓRIA: CARINHOS QUENTES (texto)
AUTORA: CLAUDETE STEINER (TRADUTORA E ADPATADORA)
OBJETIVO: Através da história, levar a criança a compreender a importância da amizade e a necessidade de cultivar amigos distribuindo carinho para as pessoas que estão ao nosso lado.
MATERIAL : Papel colorido, cola tesoura, fitinha ou o próprio papel crepom, papéis em formas diferentes, saco colorido e um saco de plástico.
TURMAS: Jardim A/B – primeiro ano/segundo Ano
2- HISTÓRIA: MEU LIVRO DO FOLCLORE
AUTOR: RICARDO AZEVEDO
EDITORA: ÁTICA
OBJETIVO: Lembrar das coisas boas do nosso folclore através das lendas, ditos populares, contos folclóricos, parlendas, brincadeiras com palavras.
MATERIAL: confeccionar um "Jogo o que é o que é?" (fazer em cartolina como se fossem cartas gigantes)), Leitura das histórias e dramatização
TURMAS: Jardim B – Primeiro Ano/segundo Ano/Terceiro Ano
3- HISTÓRIA: A TURMA DO UTILIXO
AUTOR: NÉLY A . GUERNELLI NUCCI
ILUSTRAÇÕES: SÉRGIO RAMOS
EDITORA:PAULINAS
MATERIAL: A história será contada com a técnica do avental. criar fantoches dos personagens com sucatas, tesouras, papel colorido.TURMAS: Jardim A/B – Primeiro Ano (Para as outras turmas adaptar a história usando outros materiais).
4 - HISTÓRIA: SACI E A RECICLAGEM DO LIXO
AUTOR: SAMUEL MURGEL BRANCO
EDITORA: MODERNA
OBJETIVO: Que o aluno consiga perceber através da história a importância da reciclagem do lixo e a conservação do ambiente em que vivemos.
MATERIAL: Construção de uma maquete, boneco saci, dobraduras: Caixas de leite, papel pardo, rolinhos de papel higiênico, papel crepom, isopor grande ou cartolina, papel para dobradura, pauzinhos de picolé. Como sugestão pode -se confeccionar um saci grande.TURMAS : segundo Ano/terceiro Ano - Para as outras turmas adaptar a história usando outros materiais.
5- HISTÓRIA : A ARCA DE NOÉ
AUTORA: RUTH ROCHA
EDITORA: MODERNA
OBJETIVO: Levar a criança a perceber e a valorizar a natureza e principalmente a importância de cuidar bem dos animais.
MATERIAL: Papel pardo, canetas coloridas, papel para dobraduras, cartolina para confecção de máscaras, fantoches de dedo.TURMAS: Maternal – Jardim A/B – Primeiro Ano
6- HISTÓRIA: A ESTRELINHA
AUTOR: SUELY MOURA DE OLIVEIRA
EDITORA: SCIPIONE
OBJETIVO: Levar a criança através da história conhecer o sol, lua, estrelas, arco-íris, sendo eles os personagens da história.
MATERIAL E TÉCNICAS: A história será contada com a técnica do avental, dramatização da história, confecção da estrelinha maluca( papel colorido) , pintura no rosto.
TURMAS: Maternal/ jardim/Primeiro Ano
As histórias devem ser adaptadas conforme a criatividade e necessidade de cada professor, estas são apenas sugestões que já foram realizadas e que os alunos gostaram bastante!Deixe sua sugestão para que outras idéias enriqueçam ainda mais nossas salas de aulas!
Se alguém se interessar por realizar uma destas histórias com seus alunos posso enviar com mais detalhes as atividades! Abração!
ALGUMAS SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS
1- LIVRO: O MENINO MALUQUINHO
AUTOR: ZIRALDO
EDITORA: Melhoramentos
2- LIVRO: A CASA SONOLENTA
AUTORA: AUDREY WOOD
EDITORA: Ática
3- LIVRO: AS MENTIRAS DE PAULINHO
AUTORA: FERNANDA LOPES DE ALMEIDA
EDITORA: Ática
4- LIVRO: FILÓ E MARIETA
AUTORA: EVA FURNARI
EDITORA: Paulinas
5- LIVRO: SAI PRÁ LÁ, DEDO-DURO
AUTORA: FANNY ABRAMOVICH
EDITORA: Moderna
6- LIVRO: ESCALIBIM, ESCALIBUM
AUTORA: REGINA CARVALHO
EDITORA: Moderna
7- LIVRO: A VASSOURA DA BRUXA
AUTORA: ROSANA RIOS
EDITORA: Moderna
8- LIVRO: O POÇO DA BRUXA
AUTORA: MÁRCIA KUPSTAS
EDITORA: Moderna
Observação: Este material faz parte de um poligrafo foi organizado e confeccionado por Vera Regina da Silva bastos Rigo para as oficinas que ministro no Projeto "Era uma vez".
O sucesso da Hora do Conto depende principalmente quando for dirigida às crianças de fatores como:
- Preparação (Planejamento da história);
- habilidades do narrador;
- preparação do ambiente;
- preparo dos ouvintes.
COMO PLANEJAR SUA HORA DO CONTO
ELEMENTOS QUE DEVE CONTER:
1-Dados de Identificação: nome da história, nome do autor, ilustrador, editora.
2- Momentos:
- Motivação;
- Leitura do texto ou da história (utilização de técnicas);
- Discussão de idéias (usar perguntas de qualidade, inteligentes, em torno de três perguntas);Atividades criativas (dramatização, desenho livre, recorte e colagem, dobraduras, modelagem, jogos, sucata, narração da história com um final diferente, cantos e canções folclóricas, construção de maquetes, jograis, confecção de livros de papel ou pano reproduzindo ou criando histórias, etc.).
Para contar histórias sempre são necessários alguns cuidados:
- Lugar tranqüilo;
- Todos devem estar bem acomodados, sentados em tapetes ou em almofadas, formando um semi-círculo, para que todos consigam igualmente ver o material escolhido;
- É importante ajustar o tom de voz;
o professor precisa conhecer a história e gostar dela, para contá-la com emoção;
- As gravuras devem ser apresentadas uma de cada vez, pela ordem;
- As histórias que mais agradam podem ser repetidas várias vezes, desde que solicitadas;
se aparecerem palavras que não são conhecidas, podem ser introduzidas naturalmente, com uma explicação que não interrompa a narrativa.
Ao contar histórias, o professor estará desenvolvendo:
- Imaginação;
- Criatividade;
- Curiosidade;
- Emoções (tristeza, raiva, etc.);
- Atenção;
- Gosto pela leitura;
- Vocabulário (linguagem);
- Noção de seqüência;
- Raciocínio;descoberta de outros lugares, tempos, jeitos de agir e de ser, outra ética;
Sendo um dos principais estímulo à leitura, a Hora do Conto oportuniza às crianças que dela participam:
- Estabelecer uma ligação entre fantasia e realidade;
- Sentir-se instigada a procurar soluções para problemas apontados ou vivenciados pelos personagens;
- Ler por prazer; Desenvolver o gosto e/ou habilidades artísticas.
APRESENTAÇÃO DAS HISTÓRIAS
As histórias podem se apresentar de três maneiras:
- Sem texto: a idéia é apresentada somente a partir de gravuras e ilustrações. Fazem com que a criança exercite sua criatividade, expressão oral e desinibição.
- Narrativas (prosa): buscar não ater-se ao texto única e exclusivamente, mas estudar a história, captar sua mensagem, apreender a emoção nela contida e que ele deverá transmitir, respeitando a seqüências de seus elementos essenciais: introdução, enredo e desfecho. A narrativa pode ocorrer de forma:
- Simples;
- Com o livro;
- Com interferência do narrador ou do ouvinte;
- Com recursos visuais.
Poesias: o texto, além da história em si, segue uma sonoridade e ritmo que exigem do leitor uma atenção e fixação àquilo que está escrito, como forma complementar ao sentido lógico do enredo.
SUGESTÃO DE histórias com POESIAS:
Para Educação Infantil:
História: A onça e o saci
Autor: Pedro Bandeira
Editora:Moderna
Para Anos iniciais:
História: Classificados poéticos
Autora: Roseana Murray
Editora :Miguilim
TÉCNICAS QUE PODEM SER USADAS PARA CONTAR HISTÓRIAS
- O próprio livro;
- Ilustrações;
- Flanelógrafo;
- Avental e expressão corporal;
- Álbum seriado;
- Quadro de pregas;
- Quadro-negro;
- Retroprojetor;Televisão de caixa ou cineminha;
- Caixa de histórias;
- Teatro ( fantoches de vara, dedo, mão, papel, sombras, etc.);O palco para apresentação de teatro de bonecos pode ser improvisado, caso não esteja disponível o palco tradicional, feito em madeira. Neste caso, a imaginação fará com que uma porta, um sofá, uma janela, duas árvores próximas, caixas de papelão, etc... sirvam como substituto).
SUGESTÕES DE PLANEJAMENTO DE HISTÓRIAS PARA A HORA DO CONTO
1- HISTÓRIA: CARINHOS QUENTES (texto)
AUTORA: CLAUDETE STEINER (TRADUTORA E ADPATADORA)
OBJETIVO: Através da história, levar a criança a compreender a importância da amizade e a necessidade de cultivar amigos distribuindo carinho para as pessoas que estão ao nosso lado.
MATERIAL : Papel colorido, cola tesoura, fitinha ou o próprio papel crepom, papéis em formas diferentes, saco colorido e um saco de plástico.
TURMAS: Jardim A/B – primeiro ano/segundo Ano
2- HISTÓRIA: MEU LIVRO DO FOLCLORE
AUTOR: RICARDO AZEVEDO
EDITORA: ÁTICA
OBJETIVO: Lembrar das coisas boas do nosso folclore através das lendas, ditos populares, contos folclóricos, parlendas, brincadeiras com palavras.
MATERIAL: confeccionar um "Jogo o que é o que é?" (fazer em cartolina como se fossem cartas gigantes)), Leitura das histórias e dramatização
TURMAS: Jardim B – Primeiro Ano/segundo Ano/Terceiro Ano
3- HISTÓRIA: A TURMA DO UTILIXO
AUTOR: NÉLY A . GUERNELLI NUCCI
ILUSTRAÇÕES: SÉRGIO RAMOS
EDITORA:PAULINAS
MATERIAL: A história será contada com a técnica do avental. criar fantoches dos personagens com sucatas, tesouras, papel colorido.TURMAS: Jardim A/B – Primeiro Ano (Para as outras turmas adaptar a história usando outros materiais).
4 - HISTÓRIA: SACI E A RECICLAGEM DO LIXO
AUTOR: SAMUEL MURGEL BRANCO
EDITORA: MODERNA
OBJETIVO: Que o aluno consiga perceber através da história a importância da reciclagem do lixo e a conservação do ambiente em que vivemos.
MATERIAL: Construção de uma maquete, boneco saci, dobraduras: Caixas de leite, papel pardo, rolinhos de papel higiênico, papel crepom, isopor grande ou cartolina, papel para dobradura, pauzinhos de picolé. Como sugestão pode -se confeccionar um saci grande.TURMAS : segundo Ano/terceiro Ano - Para as outras turmas adaptar a história usando outros materiais.
5- HISTÓRIA : A ARCA DE NOÉ
AUTORA: RUTH ROCHA
EDITORA: MODERNA
OBJETIVO: Levar a criança a perceber e a valorizar a natureza e principalmente a importância de cuidar bem dos animais.
MATERIAL: Papel pardo, canetas coloridas, papel para dobraduras, cartolina para confecção de máscaras, fantoches de dedo.TURMAS: Maternal – Jardim A/B – Primeiro Ano
6- HISTÓRIA: A ESTRELINHA
AUTOR: SUELY MOURA DE OLIVEIRA
EDITORA: SCIPIONE
OBJETIVO: Levar a criança através da história conhecer o sol, lua, estrelas, arco-íris, sendo eles os personagens da história.
MATERIAL E TÉCNICAS: A história será contada com a técnica do avental, dramatização da história, confecção da estrelinha maluca( papel colorido) , pintura no rosto.
TURMAS: Maternal/ jardim/Primeiro Ano
As histórias devem ser adaptadas conforme a criatividade e necessidade de cada professor, estas são apenas sugestões que já foram realizadas e que os alunos gostaram bastante!Deixe sua sugestão para que outras idéias enriqueçam ainda mais nossas salas de aulas!
Se alguém se interessar por realizar uma destas histórias com seus alunos posso enviar com mais detalhes as atividades! Abração!
ALGUMAS SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS
1- LIVRO: O MENINO MALUQUINHO
AUTOR: ZIRALDO
EDITORA: Melhoramentos
2- LIVRO: A CASA SONOLENTA
AUTORA: AUDREY WOOD
EDITORA: Ática
3- LIVRO: AS MENTIRAS DE PAULINHO
AUTORA: FERNANDA LOPES DE ALMEIDA
EDITORA: Ática
4- LIVRO: FILÓ E MARIETA
AUTORA: EVA FURNARI
EDITORA: Paulinas
5- LIVRO: SAI PRÁ LÁ, DEDO-DURO
AUTORA: FANNY ABRAMOVICH
EDITORA: Moderna
6- LIVRO: ESCALIBIM, ESCALIBUM
AUTORA: REGINA CARVALHO
EDITORA: Moderna
7- LIVRO: A VASSOURA DA BRUXA
AUTORA: ROSANA RIOS
EDITORA: Moderna
8- LIVRO: O POÇO DA BRUXA
AUTORA: MÁRCIA KUPSTAS
EDITORA: Moderna
Observação: Este material faz parte de um poligrafo foi organizado e confeccionado por Vera Regina da Silva bastos Rigo para as oficinas que ministro no Projeto "Era uma vez".
Vera Rigo quero saber como participar de um orkshop de a hora do conto com vc
ResponderExcluirAMEI TIREI MINHAS DUVIDAS.OBRIGADO
ResponderExcluirAmei, show!
ResponderExcluir